Folha de SP: Antecipação de 13º e Black Friday de investimentos

 

 

Essa é uma semana importante para o tema Finanças Pessoais. Além da Black Friday, temos antecipações de décimo terceiro salário caindo em conta.

Por isso, é bom ligar o sinal amarelo.

Abaixo listo os principais destaques das matérias com as quais colaboramos na Folha de São Paulo nos últimos dias.

Antecipação de décimo terceiro salário:

É comum encontrar pesquisas de final de ano nas quais o consumidor afirma que deve usar o décimo terceiro para cobrir dívidas. Na prática, isso nem sempre acaba acontecendo, já que a lacuna entre ação e intenção pode ser grande.

De todo modo, pagar as dívidas não precisa ser o primeiro destino do 13o. A não ser que tenha créditos do tipo ROTATIVO – como cheque especial -, pode ser mais interessante reservar um valor para cobrir despesas irregulares e imprevistos. Isso fortalece o planejamento ao longo do ano. Vale também lembrar que cada indivíduo e situação tem as suas particularidades.

Para quem planeja investir, o importante é privilegiar liquidez e agilidade de resgate nos primeiros degraus para depois valorizar mais a rentabilidade.

Nesta etapa, conhecer o perfil de aversão a perda é importante. A rentabilidade da renda fixa no Brasil é relativamente alta. Por isso, o apetite ao risco tem que ser grande para justificar uma concentração de portfólio na bolsa de valores. Em suma, quem se expõem ao risco precisa estar ciente da possibilidade de lidar com cenários de perda.

Black Friday

Aqui a principal colaboração da Lab foi dada no tema Black Friday de investimentos em bancos e corretoras. Mas raciocínio análogo vale para Black Friday no consumo.

De forma geral, nossas decisões se dão em três etapas.

Perceber –> Avaliar —> Escolher

O risco que a Black Friday de investimentos apresenta é o de induzir o “Avaliar”, ignorando o “Perceber” nas estratégias que estimulam o “calor do momento”.

O erro na percepção das suas vontades e necessidades segue em cascata para as outras etapas. Podem existir algumas oportunidades interessantes na data, como LCIs mais rentáveis ou reduções nas aplicações mínimas.

Mas antes de avaliar fique atento as seguintes questões:

Black Friday de investimentos: Como está a minha carteira como um todo? Já sei qual o risco e estratégia dos papéis que pretendo adquirir? Sei qual é minha necessidade de liquidez?

Black Friday de consumo: Como andam as minhas finanças como um todo? Trata-se de uma vontade consolidada ou ela surgiu com a Black Friday e pode se esvair de forma fácil (gerando arrependimento)? Estou usando a Black Friday como válvula de escape? Tenho outras prioridades?

Consumir não é nenhum pecado, mas lembre-se de tratar o seu dinheiro de forma carinhosa e responsável. Isso vale principalmente nos momentos em que está sendo estimulado pelo mundo exterior em seus impulsos.
Link para o jornal: goo.gl/3Sxjvj

23 de agosto de 2018

0 repostas em "Folha de SP: Antecipação de 13º e Black Friday de investimentos"

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados © 2017 - Laboratório do Valor.

Rua Lisboa, 273, Pinheiros, São Paulo – SP
E-mail: contato@labdovalor.com.br