Reclamações e Defesa do consumidor

Reclamações e Defesa do consumidor

Um dos principais pilares para tratar de cidadania financeira é, sem dúvida, falar de defesa do consumidor.

No dia a dia das relações entre grandes empresas e pessoas físicas, existe um jogo de forças desequilibrado. Por isso, a atuação de órgãos de supervisão e entidades de defesa do consumidor é essencial.

Da parte do consumidor, o que pode ser feito é entender os seus direitos e conhecer os caminhos mais curtos para resolver problemas de forma eficiente.

SAC

Todos nós já brigamos ou nos estressamos um dia com o atendimento de uma empresa de comunicação, serviços bancários e afins.

Todos, ou quase todos, também sabem que a pessoa que atende do outro lado é apenas alguém fazendo o seu trabalho. Muitas vezes essa pessoa pode nem ter como resolver os problemas que chegam à central.

Ligar para a central de relacionamento (SAC) é válido. E muitas vezes é uma forma rápida de resolver problemas. Mas é preciso paciência. Estresse não resolve o problema. Pelo contrário, muitas vezes atrapalha.

Ficar irritado com um mal atendimento faz parte, mas uma pessoa estressada pode criar antipatia do outro lado e a conversa no telefone vira uma troca de farpas que não vai ajudar em nada.

Ou seja, ao ligar para o SAC tenha uma abordagem prática: ser simpático ajuda a conseguir o que precisa.

Não deu certo? Anote o protocolo de atendimento e vamos para os órgãos reguladores, defesa do consumidor, redes sociais ou até pequenas causas para resolver o que precisa.

Órgãos reguladores

Bancos – Banco Central

O Banco Central pode ser acessado pelo Portal Cidadão dentro do site site bcb.gov.br.

Para facilitar o acesso, deixo o link direto aqui:

https://www.bcb.gov.br/pre/portalCidadao/bcb/reclamacaoDenuncia.asp

Aqui você pode registrar e acompanhar suas demandas. Os bancos têm até 5 dias para responder. Como o número de reclamações no Banco Central é acompanhado de perto pela diretoria desses bancos, você deve conseguir mais atenção por aqui.

Além do site, pelo telefone 145, você poderá se comunicar com o Banco Central.

Telefonia e comunicação – Anatel

A Anatel funciona para serviços de comunicação e telefonia de forma semelhante.

As reclamações podem ser feitas pelo Portal do Consumidor, cujo link direto deixo aqui:

https://sistemas.anatel.gov.br/sis/cadastrosimplificado/pages/acesso/login.xhtml?i=0&codSistema=649

O telefone 144 também serve para se comunicar com a ANATEL.

Planos de Saúde – ANS:

http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/espaco-do-consumidor/acompanhamento-de-solicitacoes

Telefone: 0800 7019656

Vigilância Sanitária – Anvisa:

https://www10.anvisa.gov.br/ouvidoria/CadastroProcedimentoInternetACT.do?metodo=inicia

Telefone: 0800 642 9782

Energia Elétrica – ANEEL:

http://www.aneel.gov.br/registrar-solicitacao

Telefone: 167

 

PROCON

Um destaque especial precisa ser dado para o portal www.consumidor.gov.br, que oferece um serviço público de intermediação direta.

Além do Procon, estão envolvidos nessa inciativa o Ministério da Justiça, as Defensorias e o Ministério Público.

É interessante já fazer um cadastro nesse site para facilitar a abertura de futuras ocorrências.

 

Redes Sociais e Reclame Aqui

Reclamações nas redes sociais são uma alternativa, mas não existe uma política uniforme que todas as empresas sigam. Algumas darão mais atenção, outras menos. Se seguir nessa linha fique atento a alguns detalhes básicos, como marcar a empresa no post ou fazer a postagem diretamente na página dela.

Já o Reclame Aqui é uma plataforma onde consumidores fazem reclamações públicas e avaliam o atendimento recebido.

https://www.reclameaqui.com.br/

É uma alternativa para chamar a atenção da empresa, que não quer ficar com má reputação no site. Também serve para consultar a reputação de marcas que não conhece antes de ir às compras.

 

Juizados especiais cíveis

Os juizados especiais cíveis também podem ser um recurso para causas com valor de até 40 salários mínimos. Até 20 salários mínimos não é necessário ter um advogado.

Para abrir um processo, basta comparecer a um fórum no seu município, como o site do PROCON SP: http://www.procon.sp.gov.br/categoria.asp?id=597

Neste link, você também encontra uma lista dos fóruns no estado de São Paulo. Se você é de outro estado uma pesquisa rápida na internet pode te indicar para onde se dirigir.

10 de setembro de 2018

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