Estou no vermelho e com uma dívida recorrente

Estou no vermelho e com uma dívida recorrente

Participação na coluna Consultório Financeiro do jornal Valor Econômico.

Neste texto, Jaques Cohen, planejador financeiro pessoal, aborda estratégias e reflexões para situação de dívida para leitor que se encontra no vermelho de forma recorrente.

 

Estou em situação de dívida e fico preocupado, pois não é a primeira vez que acontece. O que devo fazer para reverter o quadro?

Jaques Cohen, CFP, responde

Caro leitor,

Agradeço sua questão, ela diz respeito à realidade e a saúde de muitos brasileiros.  O endividamento pode envolver uma carga emocional enorme e afetar a capacidade psíquica das pessoas.

Reverter dívidas é um trabalho de médio prazo e, por estranho que pareça, sugiro começar refletindo sobre o futuro e suas aspirações pessoais. Elas podem ser a motivação para encarar o problema com protagonismo. O passado também é importante, pois é possível que a situação se repita se você não compreender a sua origem, que pode ser emocional.

O seu planejamento vai depender das suas particularidades e do seu grau de endividamento, então listarei orientações sem a pretensão de fornecer verdades absolutas.

____________

Continue a leitura neste link do site da Associação Brasileira de Planejadores Financeiros.

O artigo em questão foi escrito para as versões impressa e virtual do jornal Valor Econômico. Por este motivo não será reproduzido por completo em nosso site.

0 repostas em "Estou no vermelho e com uma dívida recorrente"

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados © 2017 - Laboratório do Valor.

Rua Lisboa, 273, Pinheiros, São Paulo – SP
E-mail: contato@labdovalor.com.br