Independência financeira

Participação na coluna Consultório Financeiro do jornal Valor Econômico.

Neste texto, Jaques Cohen, planejador financeiro pessoal, aborda o porquê da independência financeira ser um assunto a ser discutido tanto pelo olhar matemático quanto pelo emocional.

 

 

Tenho 30 anos e ouvi de um especialista que posso alcançar a independência financeira e viver de renda antes dos 50 anos. Como faço para isso acontecer?

Jaques Cohen, CFP responde,

Caro leitor, em primeiro lugar agradeço o contato feito. Falar de independência financeira com seriedade é importante, mas por vezes requer frustrar um pouco aqueles que nos leem. Em muitas ocasiões, o tema que você traz é tratado de forma superficial para estimular a fantasia de uma vida sem obrigações e desprazer.

O artigo em questão foi escrito para as versões impressa e virtual do jornal Valor Econômico. Por este motivo não será reproduzido por completo em nosso site. O mesmo está disponibilizado e pode ser lido na íntegra neste link do site da Associação Brasileira de Planejadores Financeiros.

Observação importante: Esse artigo foi escrito com referências matemáticas do cenário econômico de abril de 2016. Deste modo, as referências de juros e de inflação do texto estarão naturalmente desatualizadas. Mesmo assim, o raciocínio geral que o permeia continua válido para tratar do tema da independência financeira, como se propõem.

0 repostas em "Independência financeira"

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados © 2017 - Laboratório do Valor.

Rua Lisboa, 273, Pinheiros, São Paulo – SP | (11)3082-5617
E-mail: contato@labdovalor.com.br