RH: afinal, o consignado é ou não um benefício?

RH: afinal, o consignado é ou não um benefício?

Texto voltado a profissionais de RH 

[treinamentos, saúde, benefícios, remuneração e folha de pagamento]

Afinal, o consignado é um benefício ou um não?

Uma das modalidades de crédito que mais cresce no Brasil é a do crédito consignado. Vamos falar aqui de benefícios e cuidados em relação ao mesmo.

BENEFÍCIOS

O desconto em folha de pagamento reduz o risco para a Instituição Financeira, que oferece taxas menores.

Nesse sentido, o crédito consignado é um benefício ao colaborador, já que entre 300% ao ano no cheque especial e  25% ao ano no consignado existe uma grande diferença prática.

(taxas aproximadas).

O colaborador que usa linhas de crédito mais caras está trabalhando mais para obter a mesma coisa com sua remuneração.

Uma despesa de 65 reais pode virar facilmente 250 em um ano; vai para 1.040 no segundo ano, 4.160 no terceiro e daí em diante.

Todo esse dinheiro sairia da folha de pagamentos da empresa. E ele não retorna em reconhecimento e motivação, que são abalados pelo stress no qual o colaborador se encontra.

CUIDADOS

Primeiro, é preciso que fique claro qual é o salário integral do colaborador, mostrando que o dinheiro que será abatido da folha de pagamento faz parte da remuneração dele.

Um segundo ponto, toca uma das discussões mais interessantes em finanças pessoais, que trata dos significados que o dinheiro ganha na origem. Para entender bem isso, basta refletir sobre como tratamos de forma diferente o dinheiro que vem pelo nosso trabalho e o dinheiro que vem de alguma outra fonte.

Por exemplo: Algumas pessoas gastam mais fácil o dinheiro de eventual herança; outras tem grande dificuldade de tomar decisões por vinculá-los aos pais.

Algo semelhante pode acontecer com o consignado, que é um crédito cujas ideias e afetos estarão associados à empresa.

De um lado, alguns colaboradores podem ficar com receio de recorrer ao benefício, mesmo quando necessário – por uma espécie de vergonha do RH.

De outro lado, muitos podem ver o crédito como uma extensão de seu salário; o que reduz o comprometimento com um bom planejamento para reverter a situação.

Por isso, esses dois aspectos precisam ser trabalhados na comunicação do benefício.

Sua solicitação precisa ser vista como algo natural, mas vinculada a uma oportunidade de aprendizado – teacheble moment – em educação financeira.

É ai que se encaixa o trabalho da Lab do Valor, com videoaulas, palestras e comunicação interna – que você pode conhecer em detalhes entrando em contato pelo e-mail contato@labdovalor.com.br.

Vamos conversar?

9 de abril de 2018

0 repostas em "RH: afinal, o consignado é ou não um benefício?"

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados © 2017 - Laboratório do Valor.

Rua Lisboa, 273, Pinheiros, São Paulo – SP
E-mail: contato@labdovalor.com.br