4 dicas para o seu orçamento pessoal

4 dicas para o seu orçamento pessoal

Como a tendência na internet é escrever por listas, hoje faço um teste nesse formato.

E o tema para o post é orçamento pessoal e familiar.

Com crise ou sem crise, orçamento pessoal é igual cabelo, sempre tem que ser aparado.

Consultoria-Financeira-cabelo

Mas deixar de fazer isso não é tão cool quanto parece.

Então abaixo ficam algumas dicas que espero poderem ajudar!

1 – Renegocie o seu aluguel

Consultoria-Financeira-aluguel

O mercado imobiliário não anda dos melhores. Mas se você vive de aluguel isso não é má notícia. Muita gente vem renegociando contratos de aluguel com valores mais baixos ou, no mínimo, deixando de aplicar o IGPM.

Se você está na ponta contrária e recebe dinheiro de aluguel, é momento de ser cauteloso com o risco de vacância, ouvir as propostas do inquilino e levar em consideração que pode demorar até conseguir alugar pelo preço que deseja.

2 – Reveja suas mensalidades de internet, televisão e telefonia

Consultoria-Financeira-tv

Essa dica já é um pouco batida.

Pelo que acompanho, cada vez mais gente tem deixado de assinar TV a cabo para compor um pacote de internet com Netflix ou semelhantes.

Mesmo assim, ainda é bastante comum encontrar quem paga pelo serviço enquanto deixa o aparelho ligado apenas na TV aberta.

Uma antena digital deixa o sinal tão bom quanto o dos serviços pagos. O aparelho sai em torno de 50 reais e pode te trazer uma economia próxima de 1500 reais em um ano. Ou até mais, se o seu pacote atual é mais robusto.

Aplique isso na renda fixa por 20 anos e é bem possível que venha a ter aí mais de 100 mil reais. Somente por ter cancelado um serviço que não usa.

 

3 – Descontrole com sabedoria

Consultoria-Financeira-Concumo

O seu problema é o descontrole? Existem estudos em neurociências que mostram que o efeito químico de descarregar impulsos não depende tanto do preço do que a gente compra.

O cérebro não quer necessariamente aquilo que os olhos veem na vitrine ou na gôndola. O que ele quer é descarregar e transbordar em algum objeto de destino.

Uma boa experiência é tentar direcionar isso para coisas mais baratas. #ficaadica

 

4 – Organize as suas finanças

Consultoria-Financeira-org

Virar um fanático religioso das planilhas pode ser um tiro no pé. Você pode acabar prestando atenção excessiva aos detalhes e não se dar conta do que realmente importa.

Outro risco é o de simplesmente se cansar do controle rígido e partir para o outro extremo. Talvez para aliviar a frustração que a realidade causou.

Porém não saber para onde vai o seu dinheiro é um perigo. O ideal é fazer um trabalho de reeducação financeira e conversar sobre isso com alguém que te traga uma visão externa.

0 repostas em "4 dicas para o seu orçamento pessoal"

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados © 2017 - Laboratório do Valor.

Rua Lisboa, 273, Pinheiros, São Paulo – SP
E-mail: contato@labdovalor.com.br