É melhor receber aluguel como PJ ou como PF?

É melhor receber aluguel como PJ ou como PF?

Participação na coluna Consultório Financeiro do jornal Valor Econômico.

Neste texto, Jaques Cohen, planejador financeiro pessoal, auxilia um leitor em um estágio mais avançado de seu planejamento. Para isso, faz um comparativo tributário que exige o entendimento das nuances da situação.

Recebo aluguel de 4 imóveis e ouvi dizer que posso economizar impostos se constituir uma pessoa jurídica. Vale a pena?

Caro leitor,

Obrigado pela pergunta. Antes de focar nela, é bom pontuar a importância de enxergar o seu patrimônio como um todo, já que em um planejamento financeiro é comum negligenciar alguns cuidados mais básicos, como diversificação entre classes de ativos e exposição a perdas.

Feita a observação, vamos ao tema de manter seus imóveis sob Pessoa Física ou Jurídica. Ao longo do texto, você vai perceber que, para uma avaliação precisa, é necessário coletar algumas informações e considerar o seu contexto. Por isso, considere a decisão como um projeto, com prós e contras para colocar na balança.

____________

Continue a leitura neste link do site da Planejar.

A Planejar é uma associação que congrega todos os planejadores financeiros CFP® no Brasil e demais profissionais interessados na atividade de planejamento financeiro pessoal.

O artigo em questão foi escrito para as versões impressa e virtual do jornal Valor Econômico. Por este motivo não será reproduzido por completo em nosso site.

0 repostas em "É melhor receber aluguel como PJ ou como PF?"

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados © 2017 - Laboratório do Valor.

Rua Lisboa, 273, Pinheiros, São Paulo – SP
E-mail: contato@labdovalor.com.br