Como lidamos com números?

Como lidamos com números?

Como lidamos com números?

Lidar com números não é um processo puramente racional.

Acredito que quando falamos de dinheiro e finanças isso fica bem evidente.

O processo cognitivo envolve também nosso mundo emocional e isso já foi muito bem observado por psicólogos, psicanalistas e mais recentemente pela neurociência.

Em relação a esta, ainda nos anos 90, Antonio Damásio nos apresenta conclusões interessantes em sua obra “O erro de Descartes”.  Damásio cita diversos casos de pacientes que, ao sofrerem lesão em determinada parte do cérebro, tem sua capacidade de processar emoções afetada.

Tais pacientes não ficaram mais racionais, como seria de se supor em uma dualidade ‘razão vs emoção’. Ao contrário, foi possível observar também danos à sua racionalidade.

Quando falamos de decisões financeiras é comum incorrer no erro de enxergar a emoção somente como nossa inimiga. É verdade que as emoções podem limitar a nossa racionalidade, mas não podemos perder de vista que são elas, também, que lubrificam a razão – quando acolhidas como aliadas na percepção de como nos sentimos.

Ou seja: se a ideia é tomar decisões mais assertivas, devemos andar no sentido de nos perceber melhor, já que blindar-se não é a solução.

Espero mais uma vez que a leitura lhe tenha sido útil.

11 de outubro de 2017

0 repostas em "Como lidamos com números?"

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados © 2017 - Laboratório do Valor.

Rua Lisboa, 273, Pinheiros, São Paulo – SP
E-mail: contato@labdovalor.com.br