O dinheiro e sua equivalências simbólicas

Para aqueles que se interessarem pela psicanálise (ou tiverem alguma curiosidade), deixo aqui arquivo com texto que escrevi sobre as equivalências simbólicas do dinheiro (e suas aplicações no manuseio do nosso $$).

O dinheiro, suas equivalências simbólicas e seu manuseio sintomático

Acredito que o olhar da psicanálise nos dá uma profundidade que complementa os insights que as Ciências Comportamentais* e as noções de arquitetura de escolha trazem para o estudo das decisões econômicas.

Talvez a complexidade humana que a psicanálise revela afaste agentes públicos e privados dessa perspectiva – o que é compreensível, posto que projetos são desenhados para atingirem grupos, para além de particularidades. E precisam de diretrizes práticas, que as vezes faltam ao olhar puramente psicanalítico.

Isso, no entanto, não pode fazer com que a gente finja que relação do homem e da mulher com o dinheiro não vai lá fundo.

Assim como imaginar as decisões humanas como sendo plenamente racionais não dá conta da realidade, pensar o homo sapiens apenas como um emaranhado de vieses e heurísticas não dá conta da profundidade do que se passa dentro de cada um.

Longe de ser uma crítica as Ciências Comportamentais aplicadas a Economia – movimento do qual sou entusiasta – meu ponto é que, para que nossa compreensão ganhe corpo, precisamos nos debruçar sobre as emoções, das quais esse mesmo campo de estudos muito fala.

 A sugestão aqui é o olhar da psicanálise, mas o convite vale também para aqueles que queiram pensá-las através de outros códigos.

 

[NOTA: * – Para quem não está em linha com a nomenclatura, na dúvida entre as diversas terminologias – Psicologia Econômica, Economia Comportamental, Finanças Comportamentais, etc – convencionou-se utilizar o termo Ciências Comportamentais ou Ciências Comportamentais Aplicadas] 

 

Boa leitura!

 

[20 a 30 min de leitura]

 

 

24 de fevereiro de 2021

0 repostas em "O dinheiro e sua equivalências simbólicas"

Deixe uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Todos os direitos reservados © 2017 - Laboratório do Valor.

Rua Lisboa, 273, Pinheiros, São Paulo – SP
E-mail: contato@labdovalor.com.br