
Recomendações de leitura – Escassez e psicanálise
Olá a todos!
Hoje vim fazer uma recomendação de leitura sobre a nossa relação com os mais diversos recursos: tempo, dinheiro, espaço, laços sociais, comida dentro de uma dieta e outros.
Lógico, nosso tema principal é o dinheiro, mas o livro Escassez, de Sendhil Mullainathan e Eldar Shafir é muito exitoso em nos transportar pela sensação de diversas situações de escassez antes de colocar o foco na escassez financeira em si. Neste percurso, encontram pontos de conexão que tecem e dão liga à construção de uma teoria.
A metáfora mais utilizada em Escassez para explicar as decorrências advindas da falta de recursos é a da passagem por um túnel: o aparelho psíquico ganha foco para seguir em frente mas perde sua visão periférica do todo.
Por exemplo,
– É muito comum que bombeiros esqueçam de colocar o cinto de segurança ao sair para socorrer uma urgência. Acidentes de trânsito por imprudência são extremamente comuns na categoria e responsáveis por quantidade razoável de fatalidades;
– A necessidade de resolver problemas financeiros urgentes dificulta a preparação para aposentadoria ou para lidar com emergências; O túnel do hoje distância o planejar do amanhã;
– Indivíduos em escassez de laços sociais muitas vezes se preocupam em demasia com a criação destes. Chegam a se comportar de forma afobada no manejo da aproximação com o outro. Deixam involuntariamente em lugar periférico aspectos fundamentais do eu e da construção afetiva. Terminam por ficar mais distantes daquilo que desejam.
Olhar teórico e psicanálise
Para aqueles que tiverem alguma familiaridade com os conceitos psicanalíticos de economia libidinal, conflitos, formação de sintomas neuróticos e estruturas do psiquismo, deixo aqui uma ensaio de 10 páginas que produzi. Ele versa sobre a interlocução entre a teoria freudiana e a obra de Sendhil Mullainathan e Eldar Shafir.
Um forte abraço,
Jaques Cohen
0 repostas em "Recomendações de leitura - Escassez e psicanálise"